fbpx

Pizzaria social, que emprega egressos do sistema prisional, abrirá as portas em São Paulo

Rede de franquias Pizza Prime encabeçou projeto da Opportunitá Pizzaria Social, em parceria com a ONG Gerando Falcões e o Instituto Recomeçar.

Após um longo período de preparações e ajustes burocráticos, a Opportunitá Pizzaria Social abrirá as portas no próximo dia 25 de outubro em Poá, na Grande São Paulo. O negócio tem como objetivo ajudar a reinserir egressos do sistema prisional no mercado de trabalho, e é uma iniciativa da rede de franquias Pizza Prime em parceria com a ONG Gerando Falcões e com o Instituto Recomeçar. A novidade foi antecipada a Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Opportunitá Pizzaria Social, em Poá, na Grande São Paulo (Foto: Divulgação)

A Opportunitá funcionará como um braço do Recomeçar e será comandada por Leonardo Precioso, que também é ex-presidiário e fundador do instituto. O primeiro desafio do projeto foi conseguir abrir um CNPJ empresarial ligado a uma organização sem fins lucrativos. De acordo com Precioso e Gabriel Concon, fundador da Pizza Prime, o processo levou mais de um ano para ser concretizado.

O projeto é um sonho antigo de Concon. Ele afirma que, da mesma forma que o ramo de pizzarias mudou a sua vida e a dos franqueados que comandam as 70 unidades da Pizza Prime, ele queria criar um projeto que impactasse outras pessoas, mas não apenas com doações. “São valores que eu trouxe para a Pizza Prime e nos quais eu acredito. Eu queria usar o nosso negócio para transformar vidas.” Quando ele conheceu e entendeu o funcionamento da ONG Gerando Falcões, sentiu que aquele poderia ser um caminho.

Leonardo Precioso, do Instituto Recomeçar, será o gestor da Opportunitá Pizzaria Social (Foto: Divulgação)

O Recomeçar nasceu incubado dentro da ONG, fundada por Edu Lyra em 2015, e em 2020 passou a caminhar com as próprias pernas, como um projeto independente. Hoje, o instituto conta com mais de 3.000 egressos cadastrados e já ajudou a recolocar 350 pessoas no mercado de trabalho. “A taxa média de reincidência entre egressos é na casa dos 42,5%, e já chegou a 75%. Entre quem passa pelo Recomeçar, é de apenas 2,5% ao ano. Há uma taxa super relevante de ressocialização”, afirma Precioso.

Concon estima ter investido R$ 250 mil na pizzaria social, além de ter usado seu conhecimento de mercado para negociar melhores condições com fornecedores de equipamentos e suprimentos. Hoje, o projeto conta com cerca de 15 apoiadores, e o empreendedor acredita que novos podem aparecer após a inauguração da casa.

Gabriel Concon, sócio-diretor da Pizza Prime (Foto: Divulgação)

Metade dos 12 funcionários que estarão na abertura, em todos os cargos, será de ex-presidiários. Precioso capitaneou a seleção de colaboradores, e considerou a experiência prévia dos candidatos com o ramo de pizzaria, além do fácil acesso ao local. A estimativa é que sejam vendidas cerca de 12 mil pizzas nos próximos 12 meses, tanto por vendas físicas quanto por aplicativos de delivery.

A partir de janeiro, a Opportunitá utilizará os horários ociosos do espaço para atuar como um centro de capacitação para as pessoas atendidas pelo Recomeçar, tanto sobre áreas do negócio alimentar quanto sobre empreendedorismo. A ideia é formar mão de obra também para outras pizzarias, incluindo unidades da própria Pizza Prime.

A expectativa é que cerca de 50 pessoas sejam impactadas no primeiro ano de operação. “Queremos valorizar a mão de obra do egresso do sistema carcerário e mostrar para as empresas como fazer isso na prática”, afirma Precioso. Concon diz já estar em contato com parceiros e associações representativas do setor para fazer a conexão das pessoas atendidas com vagas de emprego.

Caixas de pizza da Opportunitá Pizzaria Social levarão história e missão do negócio até a casa do consumidor (Foto: Divulgação)

O dono da Pizza Prime diz que seu papel é e continuará sendo de patrocinador e apoiador da Opportunitá, em diversas iniciativas. A gestão do negócio, no entanto, será inteiramente feita por Precioso e pelos gerentes designados por ele.

Concon já adianta que seu próximo objetivo é apoiar o negócio social para que ele se transforme em um modelo escalável, com a possibilidade de levar franquias para outras regiões do país. Para isso, a empresa já começará as atividades com acompanhamento de consultorias e treinamentos semelhantes aos aplicados na rede do empresário. “Queremos que a Opportunitá tenha uma visão de empresa, não de doação, e que tenha a possibilidade de, no futuro, criar um espelho do que é a Pizza Prime, com estrutura de franqueadora. Tem muitos lugares precisando de negócios como esse.”

SUBIR