fbpx

Segunda sem carne: por que aderir?

Segunda sem carne: por que aderir?

Segunda sem carne: por que aderir?

A “Segunda Sem Carne” foi um movimento lançado em 2003, relançado em 2009 por Paul McCartney, e que já chegou a mais de 40 países. Aqui no Brasil a campanha foi lançada em outubro do mesmo ano e hoje é considerada a maior do mundo, contando com o apoio de governos, personalidades e empresas. E a campanha não para de crescer. Em suma, só no primeiro semestre de 2019 foram mais de 42 milhões de refeições. Esses números expressivos são resultado do trabalho de parceria da SVB com empresas e órgãos públicos. 

Nesse sentido, o convite para fazer uma pausa no consumo de carne e peixe na segunda-feira é uma maneira de iniciar um movimento saudável. Não apenas pelo bem-estar animal e pelo clima – que se tornou óbvio – mas também, o que é menos conhecido, por nossa própria saúde. 

“Segunda Sem Carne”: quais são os impactos?

O primeiro impacto estaria diretamente ligado ao meio ambiente. Sem dúvida, a produção de carne, e até a criação ou pesca de peixes, têm um efeito devastador no planeta. De fato, isso requer:

– um suprimento considerável de água para alimentar o gado;

– desmatamento para permitir o cultivo de alimentos para animais;

– esgotamento da biodiversidade etc.

Diminuir o consumo de carne apenas um dia por semana pode ter consequências positivas para o meio ambiente .

A conscientização é outra área na qual a Segunda Sem Carne causa impactos. Por muito tempo, foi dito que os laticínios, bem como a ingestão de carne ou peixe, são essenciais para a vida humana. Isso é completamente falso. De fato, o homem é onívoro, ou seja, PODE comer tudo, mas que isso não é vital para ele. As pessoas devem perceber por si mesmas que interromper ou retardar o consumo de carne não é prejudicial à sua saúde. Muito pelo contrário!

É possível observar também impacto na saúde. Afinal, comer muita carne (especialmente de baixa qualidade) aumenta o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Como participar do movimento?

Na realidade, é bem simples: não coma carne nem peixe toda segunda-feira do ano . A idéia não é comer salada de manhã, meio-dia e noite, mas diversificar sua dieta . Não comer carne por um dia não terá efeito prejudicial à saúde. Se você até tem vontade de aderir a esse movimento, mas tem medo de esquecer, tem medo de quebrar e se quiser, pode se registrar no site oficial (em inglês). Além do efeito motivador, você recebe toda segunda diversas receitas! O coletivo também sugere que você responda sim ou não toda terça-feira, para descobrir se você enfrentou o desafio com sucesso. Aqui no Brasil, você pode seguir e acompanhar as dicas pelas redes do movimento

Ideias de substituição

Boa notícia para quem deseja aderir à campanha Segunda Sem Carne: existem diversos substitutos para consumo de alimentos de origem animal. Confira sugestões de alguns deles:

– Cogumelos (Shimeji, Shitake, Champignon, Funghi)

– Proteína texturizada de soja;

– Grão de bico, lentilha, ervilha, feijões;

– Folhosos verdes escuros (couve, espinafre, almeirão, entre outros),

– Sementes de quinoa, chia, amaranto etc.;

– Outros alimentos, como tofu e oleaginosas.

E sabe quem tem diversas opções no cardápio com esses ingredientes? Isso mesmo, a Pizza Prime. E sabe o que é melhor? Pedindo pelo nosso app ou site, nas segundas-feiras as pizzas veganas saem com 15% de desconto. Agora é só conferir o nosso cardápio e escolha aquela pizza bem gostosa! 

Calabra Cream: calabresa e cheddar veganos.

Calabra MuçaVeggie: muçarela de castanha NOVAH e calabresa vegana;

Calabra Veggie Paulistana: calabresa vegana e cebola;

Choco Cream: chocolate 0% açúcar, castanha e cerejas;

Estupenda: requeijão gourmet vegano, abobrinha, tomate cereja e castanhas salpicadas;

Oriental: mix de shitake e shimeji, champignon, gergelim branco, cream gourmet Germinou e pimenta biquinho

Queijo Mix: muçarela e provolone de castanha NOVAH, cheddar vegano e cream gourmet Germinou;

Suprema: provolone de castanha NOVAH, corações de alcachofra, azeitonas pretas fatiadas e cream gourmet Germinou;

Veguerita: muçarela de castanha NOVAH, rodelas de tomate e manjericão.

Adicionar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBIR