fbpx

Dia da Pizza: conheça a história desse prato

Dia da Pizza: conheça a história desse prato

Dia da Pizza: conheça a história desse prato

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza no Brasil. Que todo mundo adora esse prato, a gente sabe. Mas o quanto você se interessa pela história da nossa queridinha? De onde ela veio? Como surgiu? Quais as intenções dela com o nosso coração? Por que existe um dia da pizza? Vem que a gente te explica tudo. Assim, você fortalece a relação e ainda faz bonito na frente dos amigos.


Origem da pizza

A história desse prato é cheia de mistérios e controvérsias. Acredita-se que tudo começou há pelo menos 6 mil anos, com os egípcios e hebreus. Esses povos foram os primeiros a misturar farinha e água, fazendo algo semelhante ao pão sírio. Os turcos também se tornaram adeptos da mistura, porém com ingrediente variados, como iogurte e carne de carneiro, na hora de elaborar a cobertura. 

Da forma como conhecemos a pizza hoje, podemos entregar todos os méritos para os italianos. Durante as Cruzadas, o prato chegou por lá no porto de Nápoles. A princípio, passou a ser considerado como alimento dos pobres do sul do país e os ingredientes ficavam por conta do alho, queijo e peixes. No século XVI, os tomates foram apresentados à culinária européia, vindos da América. Foram, então, acrescentados a pizza por Dom Raffaele Espósito, o primeiro pizzaiolo da história, que decidiu homenagear as cores da bandeira italiana com a iguaria culinária. 

E essa história de dia da pizza?

No Brasil, ela desembarcou junto com os imigrantes italianos, em São Paulo, e bairros como  Brás e Mooca viraram redutos de colônias. Até 1950, as pizzarias eram um ambiente restrito delas, nas famosas cantinas italianas. A partir daí, começou a ser disseminada em todo o país, seguindo particularidades e tradições culinárias de cada região brasileira.

Já o Dia da Pizza surgiu em 1985, graças a um concurso estadual que ocorria na cidade para escolher as melhores pizzas de marguerita e muçarela. O sucesso foi tamanho que o secretário de turismo da época, Caio Luis de Carvalho, decidiu: o dia do encerramento seria considerado o dia da pizza em todo território brasileiro.

 

De fato, a gente sabe: todo dia é dia de saborear uma bela pizza, não é mesmo? Confira os sabores disponíveis no nosso cardápio e peça online agora mesmo.

Aproveite e até a próxima!

Adicionar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBIR