fbpx

Queremos saber: por que bacon é tão gostoso?

Queremos saber: por que bacon é tão gostoso?

Queremos saber: por que bacon é tão gostoso?

Os vegetarianos e veganos que nos perdoem, mas o assunto de hoje é bacon. Essa rica mistura de carne, sal e sabores já foi tema de estudos e análises por parte dos cientistas. Tudo isso para resolver o mistério: afinal, por que bacon é tão gostoso?

Desvendando o mistério

A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard.

No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química. Em suma, ocorre ao combinar um aminoácido (encontrado na carne do bacon) com um açúcar redutor (encontrado na gordura do bacon) e aplica calor.

De acordo com a Wikipédia, quando o alimento é aquecido (cozido), o grupo carbonila (C=O) do carboidrato interage com o grupo amino (–NH2) do aminoácido ou proteína. Nesse sentido, após várias etapas produz-se as melanoidinas, que dão a cor e o aspecto característicos dos alimentos cozidos ou assados. No processo de cozimento, as reações de Maillard podem produzir centenas de diferentes compostos aromatizantes, dependendo dos constituintes químicos dos alimentos, da temperatura, do tempo de cozimento e da presença de ar. 

É saudável comer bacon?

O bacon vem da barriga do porco e como um alimento rico em proteínas, é recomendado para começar bem o dia. Também é um alimento indicado para quem faz musculação. Isso por conta das proteínas e calorias que fornece para uma baixa porcentagem de gordura.

Mesmo que o bacon seja rico em gordura, você termina de fritá-lo com apenas um terço do que começou, ocorrendo grande perda justamente de gordura e umidade. Logo, você tem proteína magra e algumas gorduras, carboidratos e sal. 

Obviamente, o bacon está longe de ser um alimento completo. Ele até fornece energia ao corpo e nenhum dos outros nutrientes de que precisamos (fibras, sais minerais, etc.). Portanto, seu consumo excessivo não é recomendado, pois pode enfraquecer o corpo a longo prazo.

E na pizza? Pode?

Moderadamente, (quase) tudo é permitido. E a gente sabe que depois de ler essas curiosidade, a fome deve ter atacado. Que tal uma pizza só de bacon? Quem sabe uma siciliana ou uma canadense? Peça online ou baixe o aplicativo, consulte o nosso cardápio e tenha pizza quentinha na sua mesa. Lembrando que no primeiro pedido, você tem desconto de R$ 15. E depois, é só ficar de olho nas notificações para pagar sempre baratinho na sua pizza.

Até a próxima!

Adicionar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBIR